Publicado desde 1997, o boletim Abstracta tem o objetivo de divulgar a produção científica do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Abstracta é uma iniciativa da Biblioteca "Prof. Marcello Damy". Inicialmente a publicação era mensal e disponível nas versões impressa e eletrônica. A partir de 2001 passou a ser uma publicação bimestral.  Em 2012 o Abstracta passou a ser publicado unicamente no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/OJS do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).  Essa migração trouxe aos usuários maior facilidade de acesso.

Em 2017 adotou-se uma nova versão do OJS, tal atualização possibilitou um upgrade no layout tornando a interface mais responsiva, facilitando a leitura do boletim em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos.

O Abstracta foi o meio encontrado para deixar você por dentro das pesquisas realizadas no IFGW. Para tanto, a Biblioteca faz um trabalho de compilação dos artigos, capítulos e livros publicados. As dissertações e teses defendidas no instituto também são divulgadas.

Agradecemos seu interesse e apoio.